sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Loja Maçônica Marechal Deodoro comemorou 68 anos em sessão magna


No último sábado, 29, a Loja Maçônica Marechal Deodoro da Fonseca Nº2, comemorou em sessão magna, o 68º ano de fundação. Prestigiaram essa solenidade, o prefeito Fauzi Suleiman, o Grão Mestre da Grande Loja do Estado de MS - Jordão Abreu da Silva Júnior; Delegado Geral da Maçonaria - Roney Bento Alves Ribeiro; Delegado da 13ª Delegacia Distrital - Luiz Carlos Ferreira; Poderoso Irmão Deputado Federal do GOB - Joscelito Pinheiro; veneráveis de outras lojas maçônicas; Evandro Ferreira, presidente do Rotary Clube; Vanderlei Paim, presidente do Lions Clube e Ana Rita Marques, presidente da Sociedade Acácia Branca.
Depois da entrada solene do Pavilhão Nacional foi feita a leitura do Historico da Loja Maçônica Marechal Deodoro da Fonseca Nº2.

"Era final a década de 1930, início dos anos 40 e alguns valorosos cidadãos de Aquidauana frequentavam as Lojas Maçônicas de Miranda e Nioaque que eram as mais próximas da época. Daí surgiu o ideal de fundação de uma Loja em Aquidauana. Então em 31 de agosto de 1941, no prédio localizado na esquina das ruas Sete de Setembro e Estevão Alves Correa, que a época funcionava o comércio de armarinhos e residência do saudoso irmão Abdala Maksoud, reuniram-se, além do anfitrião comerciante: Antonio Jorge Salomão (Fiscal de Rendas do Estado), Daniel Benicio de Toledo, Inácio Gomes de Souza, Pedro Cândia, Salviano de Oliveira e Bernardo Chelminski (ferroviários), Julio Martins (dentista), Thimótheo Rostey (farmacêutico) e Rodrigo Assunção (comerciante) que deliberaram por sugestão do irmão Antonio Jorge Cândia em fundar uma Loja Maçônica em Aquidauana, que então recebeu o nome de "Loja Maçônica Marechal Deodoro da Fonseca".
Desde então diversas obras foram realizadas pela Loja ou por seus filiados em seu nome.
Em seguida o maçom Orivaldo Lacai da Loja Nova Era Nº8, de Campo Grande fez uma palestra abordando diversos aspectos do cotidiano.
Em seguida o Grão mestre Jordão Abreu fez a entrega da comenda "Maçom Emérito" aos maçons Alcebíades Alves de Albres, José Hélio Câmara Lopes e Odaci Ribeiro.
Já no final da sessão que foi presidida pelo venerável mestre da Loja - Pedro Dorismar Rezende Marques, o prefeito Fauzi Suleiman fez uso da palavra falando da presença dessa Loja Maçônica em nossa cidade assim como de seu trabalho e de seus associados como o ex-prefeito intendente - Ambrósio Santana.
Em seguida outras autoridades presentes se fizeram ouvir como o Grão Mestre Jordão Abreu.
Encerrada essa Sessão Magna, foi servido aos participantes um fino jantar no salão social da Loja, animado pela dupla Serpa e Isac.
A Loja Marechal Deodoro da Fonseca tem sua sede instalada em majestoso prédio em frente à Praça dos Estudantes em Aquidauana.

Fonte: O Pantaneiro