sábado, 19 de dezembro de 2009

ARLS Luz e Fraternidade Jardinense, Nº 2.082 - Benfeitora da Ordem - GOB-MS

Entre Campo Grande e Bonito se esconde uma cidade jovem, pequena e ainda pouco conhecida. Mas a chegada dos turistas parece ser questão de tempo. Jardim, a apenas 66 quilômetros de um dos destinos de ecoturismo mais famosos da região, quer mostrar que não fica atrás no quesito belezas naturais. Algumas já têm fama própria. O Buraco das Araras está nos limites da cidade, mas figura há anos nos roteiros que levam a Bonito. E o Rio da Prata, palco para o tradicional programa de flutuação, também passa por Jardim. Não são os únicos atrativos locais, claro. A cidade tem ainda três charmosos balneários, além de uma gastronomia simples, mas saborosa. Assim como o turismo do município, a infraestrutura hoteleira está em desenvolvimento. E, até por isso, os preços são convidativos. Nos restaurantes, pratos como a porção de pintado frito podem custar metade do preço cobrado na vizinha famosa. Além disso, os pacotes turísticos raramente oferecem hospedagem em Jardim. Ou seja: vantagem extra de ficar longe da muvuca e ainda se sentir exclusivo em alguns passeios. Oficialmente, o município tem 56 anos, mas seu legado histórico é anterior. Em 1867, quando a cidade não passava de uma fazenda no meio do nada, a área esteve envolvida na Retirada da Laguna, episódio da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) entre Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. A ação foi imortalizado no livro de Visconde de Taunay A Retirada da Laguna, que narra as dificuldades dos soldados brasileiros em conter as tropas paraguaias. Sob o comando do coronel Carlos de Moraes Camisão, 1.680 soldados brasileiros invadiram o Paraguai até a cidade de Laguna. Sem comida e debilitado por doenças, o grupo se retirou. Um pouco dessa história é relatada no modesto museu da antiga Comissão de Estradas de Rodagem (CER-3), companhia militar responsável pela fundação da cidade. Em 14 de maio de 1946 - data em que o município comemora seu aniversário - o comandante da corporação adquiriu 39 hectares da Fazenda Jardim. O propósito era criar uma sede para os construtores de ferrovias e estradas que trabalhavam pela região. A terra foi loteada e vendida aos funcionários e, em 1953, Jardim se emancipava oficialmente de Bela Vista.

E foi nesse cenário que no dia 16 de novembro de 2009, aconteceu na ARLS Luz e Fraternidade Jardinense nº 2082-Benfeitora da Ordem, GOB-MS, uma reunião Magna Especialíssima...A loja Luz e Fraternidade Jardinense recebeu aos irmãos das Respeitáveis Lojas Simbólicas Retirada da Laguna 37 do oriente de Jardim e Estrela do Sudoeste nº 10 do oriente de Guia Lopes da Laguna, ambas da Sereníssima Grande Loja, para, em conjunto, seguindo os mais altos preceitos maçônicos de Irmandade, realizarem uma sessão Magna alusiva ao dia da Proclamação da República.
Estiveram presentes irmãos das três Lojas em grande numero, além de irmãos da Loja Razão e Amor 998 de Santa Catarina.
A sessão foi presidida pelo Venerável Mestre Marcelo Mello, em conjunto com os Veneráveis Irmãos Donato Godoy e Roberto Barbosa e abrilhantada por belíssimas peças de Arquitetura apresentadas pelos irmãos Saul Xavier, Fernando Carminatti e Jorge Loubet, inclusive com apresentação do Hino da Proclamação e a História da Bandeira Nacional.
Após o encerramento ritualístico, houve um Ágape fraternal entre os presentes, as cunhadas e convidados.
Uma noite memorável para ficar na lembrança da Maçonaria da região Sudoeste SulMatogrossense.
Informações sobre o Rio da Prata por Carla Layane