domingo, 11 de julho de 2010

Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA promove sessão de investidura ao Grau 33 em Campo Grande/MS

Aconteceu neste ultimo sábado dia 10 de julho de 2010 a investidura de dezessete Irmãos do estado de Mato Grosso do Sul, pertencentes a 27.1 Delegacia Litúrgica do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA, que tem como delegado litúrgico o Poderoso Irmão Benilo Allegretti.
A sessão de investidura foi presidida pelo Soberano Grande Secretario de Finanças Irmão Stenelio Rodrigues de Freitas, que representou o Soberano Grande Comendador Irmão Enyr de Jesus da Costa e Silva e contou com a presença do Soberano Grande Secretario de Relações Interiores Irmão Josué Morais de Oliveira, Poderoso Irmão Ignácio Queiroz, delegado litúrgico de Santa Catarina, Poderoso Irmão Jorge Colombo Borges, delegado litúrgico do Rio Grande do Sul, do Poderoso Irmão Joaquim Pedro Delegado Liturgico do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita em Mato Grosso do Sul, do Eminente Irmão Gessirio Domingos Mendes, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul, do Sapientíssimo Irmão Fadel T. Yunes, Grão Mestre Ad Vitam do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do sul e Grandes Inspetores Gerais de diversos Orientes.
Ao final da sessão reservada aos Irmãos do Grau 33, a Delegacia Litúrgica de Mato Grosso do Sul, promoveu uma sessão publica onde os novos Grandes Inspetores Gerais acompanhados de suas madrinhas receberam do Supremo Conselho seus Diplomas e credenciais.
Nesta ocasião o Soberano Grande Secretario de Finanças Irmão Stenelio Rodrigues de Freitas, fez a entrega da Comenda Montezuma ao Eminente Irmão Gessirio Domingos Mendes, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul e Grau 33 em nome do Supremo Conselho.
O Eminente Irmão Marcio Lolli Gethi, um dos novos Inspetores Gerais, Presidente da PAEL-MS, fez a entrega do Diploma de Merito Legislativo, aos Irmãos do Supremo Conselho e ao Grão Mestre de Mato Grosso do Sul.
A sessão publica foi marcada de grande emoção, num momento especial os filhos do novo Inspetor Geral Irmão Roberto, do Oriente de Maracaju/MS fizeram a entrega do colar do Grau e leram uma mensagem que emocionou a todos.
Ao termino das entregas, o Poderoso Irmão Ignácio Queiroz, delegado litúrgico de Santa Catarina e membro efetivo do Supremo Conselho, declamou uma poesia, de sua autoria, de grande beleza.
O Irmão Ildemar Marques Ferreira, falando em nome novos Grandes Inspetores Gerais fez o seguinte pronunciamento:
“Neste momento, Jubiloso, o Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA recebe em seu seio 17 novos Grandes Inspetor Gerais que são os Irmãos CAVALEIROS DA ORDEM MAÇÔNICA: - ATANIDES – ALCEU – ARLINDO – CICERO – EDISON – ILDEMAR – JOSÉ MAURICIO – JOSÉ PEDRO
– JOSÉ TONETE – LAZARO – LEIDNIZ – LUIZ PALMEIRA – MARCIO – OMAR – OSMÉRIO – ROBERTO e - SILVIO, todos consagrados e investidos no Grau 33 do REAA.
É para nós, também, novos Inspetores Gerais, data memorável, gratificante e plena de alegria por termos alcançado, após, mais de: - 07 anos, de estudos, dedicação e perseverança o ápice da escala filosófica, administrativa e doutrinária do REAA.
O período compreendido do grau 4 ao 33, equivale a uma graduação de MESTRADO, ou seja, MESTRE no conhecimento da VIDA EM MOVIMENTO, o que permite transformar o HOMEM ANIMAL no SER HUMANIZADO e, assim, buscar o aperfeiçoamento interno para alcançar o caminho do HOMEM CELESTIAL.
Em assim sendo, a sua CONCLUSÃO desperta em cada um de nós a sensação de medo, alívio, nostalgia, tristeza e alegria; sentimentos que variam de acordo com as EXPERIÊNCIAS VIVIDAS em cada ascensão na Escada de Jacó.
Entretanto, independente destes sentimentos, a nossa CONSCIÊNCIA manifesta a certeza que o desafio a partir de agora, está tão somente e, somente só, no início, - ESTAMOS APRENDENDO! O que impõe, mas esforço na busca do nosso aprimoramento interno, para que como CAVALEIRO DO REAL ARCO, cujo LEMA: “É A LIBERDADE, Princípio Fundamental da Lei do GADU e, - sendo LIVRE, o HOMEM TEM QUE SER JUSTO E BOM”!
E, com esta percepção, as nossas ações dignas e honradas, contribuem para o progresso Social, Econômico e Espiritual da Humanidade, enaltecendo o SER e educando o TER.
Desta forma a GRATIDÃO e o AGRADECIMENTO são os reais sentimentos que e
emitemos, neste momento:
- Ao GADU – que é DEUS, que sempre está conosco em nossa caminhada, estimulando-nos, quando a vontade era parar; fortalecendo-nos nas vicissitudes da vida e iluminando-nos na arte do amor, mesmo sem compreendê-lo.
- Aos nossos Pais, que com carinho nos deram o dom da vida e que hoje percebemos o seu movimento. E, àqueles que não estão hoje, aqui presentes, mesmo sem contemplar o seu rosto sentimos em nossos corações a sua presença, o seu sorriso e os seus gestos ternos que nos traz felicidade e gratidão, pois, temos a certeza que no meio desta alegria estão aqui, por ser cada um de nós, parte da sua constituição.
- As nossas Esposas e Filhos, pelo apoio, dedicação e compreensão pelos momentos em que tivemos ausentes, mas compartilhavam com a nossa busca de aperfeiçoamento.
Temos a certeza que sem esses atributos não teríamos chegado até aqui, assim, essa generosidade, carinho, amizade, companheirismo e amor, contribuem e enriquece o nosso crescimento social e espiritual.
Aos nossos Veneráveis Mestres - Irmãos guias e instrutores, que em momento algum deixarem de nos orientar e apoiar em nossa caminhada com entusiasmo, dedicação e elevado amor fraternal.
Por fim, a nós mesmo que a cada etapa e grau galgado se buscava obter mais conhecimento e experiência e, se aproveitando da lição, assimilava o melhor possível, construindo responsabilidade, ética, vontade e amor, atributos da presença do GADU em nossos corações e ações.
Desta forma cabe ressaltar o que representa as nossas insígnias, que passam a fazer parte de nossa indumentária nos trabalhos maçônicos e, que por si só, demonstra a conduta que se deve pautar o Grande Inspetor Geral no seu dia-a-dia em qualquer nível da atividade humana.
A Cruz Teutônica – simboliza o ato do GADU, desde os tempos primitivos e, demonstra a relatividade do tempo e do espaço para engendrar um universo para o nascimento, crescimento e aperfeiçoamento de seus filhos. Esta Cruz simboliza irradiação crescente de forças.
Força, esta, que deve dirigir o caminho da humanidade mantendo a pureza de direito e os princípios morais para nossa evolução. Tendo em mente que o desgraçado necessita de consolação e o transgressor de piedade.
A Águia Bicéfala – É o emblema do mundo físico e do mundo moral. É representação da memória genética de nossa evolução, ou seja, o conhecimento interna do SER, que por meio das boas ações passa a perceber a Divindade e, com o exercício da Imaginação se alcança a Sabedoria.
A Espada – Símbolo do Poder e da Autoridade e, é o emblema dissipador das Trevas e da Ignorância.
O que permite combater de forma inflexível os falsos e os corruptos, bem como, garantir a defesa dos direitos humanos, do livre arbítrio e a Independência da Pátria.
Desta forma, Grandes Inspetores Gerais do Grau 33 para o REAA, com a titularidade máxima da Ordem Maçônica, eu vós pergunto: - Conheceram a Verdade que tanto buscava?
Claro que não! Porém, lembrando o ensino de JESUS, o Mestre dos Mestres que afirmou: “Conheças a Verdade e ela vós Libertará”, o que nós leva a concluir que NADA SABEMOS e, assim, devemos aprofundar na introspecção e prosseguir na caminhada, partindo das seguintes premissas:
- Que o Homem e um SER de natureza tripla, uma vez que é formado de:
- Um corpo, que é Terra, porque provêm da Terra.
- Uma vida. Que é Vida, porque provêm da Vida.
- Um Espírito que é Divino porque provêm do GADU, que é DEUS.
POR ISSO, COMPETE AOS INSPETORES GERAIS, cumprir a Lei Maior do Universal que é o “AMOR”: - ONDE SUA AÇÃO É: - “SERVIR e SERVIR BEM”, os nossos SEMELHANTES, em qualquer parte e em todas as ocasiões como Obreiro da PAZ e da MISERICÓRDIA. - Fraternalmente. Sejamos Felizes!”