terça-feira, 17 de abril de 2012

Instalação do Venerável Irmão Euralito Aquino Lubas

Aconteceu neste ultimo sábado, dia 14 de abril de 2012, a sessão de instalação do Irmão Euralito Aquino Lubas como Venerável Mestre da Campos Salles Lodge nº 5565, do Distrito América do Sul – Divisão Norte, da Grande Loja Unida da Inglaterra.
A Loja Campos Salles foi fundada em 1921, no Rito Brasileiro, sob nº 996, no Grande Oriente do Brasil, adotou o Ritual Emulação em 1923, juntou-se ao Grande Capitulo do Rito de York em 1924. Com a criação em 1935 do Distrito Inglês passou a ser subordinada a Grande Loja Unida da Inglaterra, através do Distrito Brasileiro.
O Ritual Emulação é o ritual criado após união das duas Grandes Lojas em Londres os Antigos e Modernos, e aconteceu em 1813, e junho em 1816 a Grande Loja Unida da Inglaterra aprovou a forma de um Ritual para as Cerimônias dos três Graus elaborado pela Loja de Reconciliação. A Loja de Emulação para Aperfeiçoamento de Mestres Maçons (Emulation Lodge Of Improvement for Masters Masons), de onde se deriva o nome do Ritual reúne-se semanalmente, todas as sextas-feiras, de outubro a junho, na Freemason’s Hall desde 1823, sendo sua primeira reunião em 2 de outubro daquele ano. Esta Loja de Instrução foi formada especificamente para Mestres Maçons que desejavam aperfeiçoarem-se para assim estarem preparados para a sucessão à cadeira do Venerável Mestre.
A sessão conduzida pelo VM Carlos Alberto Mafasoli foi marcada pela perfeição na pratica do Ritual e emoção pelo carinho que os Irmãos têm pela pessoa do Irmão Lubas, refletida na presença de cerca de 150 Irmãos de diversas partes do país. O Irmão Lubas, é sul mato-grossense de Anastácio.
Do Mato Grosso do Sul, estiveram presentes o Irmão Benilo Allegretti, Grão Mestre Adjunto Honorário do GOB-MS, os Irmãos Luiz Adive Palmeira, Moezis José dos Santos, Pedro da Loja XV de Novembro nº 50, da Grande Loja de Mato Grosso do Sul e Geraldo Aquino Lubas, Irmão do Venerável Mestre instalado.
Do Distrito Inglês participaram o Grão-Mestre Adjunto, W.Bro. Paul Edward Platt e Grandes Oficiais Presentes e Passados. Também estiveram presentes autoridade do GOB, Irmão Garante de Amizade Manoel Leite, GOB-SP, Irmão Secretário Adj. Ritualística Gerson Magdaleno, da Grande Loja de São Paulo e da Grande Loja do Espirito Santo.