terça-feira, 1 de maio de 2012

AJUDANDO O NOVO MAÇOM

A Maçonaria tem a responsabilidade de fornecer aos novos membros a oportunidade de conhecer e interagir com os outros, para ajudá-los a fazer a sua parte, e para fornecer conhecimento sobre a Fraternidade.
Isto requer um programa de orientação e deve ser um esforço de equipe que visa o desenvolvimento de cada Irmão ao seu pleno potencial. Mas o que geralmente acontece na maioria das Lojas entre o pedido de alguém para ser iniciado e da iniciação?
             O cenário é alguma coisa assim: o comitê da Loja recebe uma petição  e que é entregue a uma comissão de visita, que faz o seu trabalho e devolve o seu relatório. As Lojas fazem uma votação sobre o pedido de adesão e, se aceito, o candidato é, eventualmente, informado da data de sua iniciação. Existe alguma coisa faltando aqui?
             Isto é onde um orientador e um programa de educação devem começar. Ele fornece a metodologia necessária para garantir que cada novo Irmão, antes mesmo de ele ser iniciado, seja devidamente instruído nos fundamentos básicos da Maçonaria.
             O programa de tutoria ou orientação consiste em atribuir a cada candidato um Irmão experiente para atuar como seu mentor, educador e companheiro, que vai estar com ele ao longo de sua jornada através dos graus da Maçonaria. Ele também será provido com a literatura apropriada para explicar cada um dos três graus. Então, deixara de ser apenas um candidato, e se tornará um membro ativo da Loja, motivado e educado.
             Muitos novos membros não permanecem ativos na Loja depois de ter atingido o Terceiro Grau porque não são estimulados o suficiente para mantê-los interessados​​. Geralmente é porque eles não entendem a Fraternidade acabam de entrar.
             Cada candidato é um estranho para a Maçonaria e a Maçonaria é estranha para ele. Não é meramente a uma Loja que ele se junta, mas a uma grande fraternidade com uma história que remonta ao longo de muitos séculos.
             Um candidato tem todo o direito de esperar que a Loja lhe proporcione muitas informações de que ele precisa. Mas muitos Irmãos nunca receberam estas informações e são autorizadas entrar e talvez prosseguir sem direção e sem instrução.
             Durante anos, os líderes Maçons responsáveis ​​têm sido muito conscientes desses problemas. Foi em grande parte graças aos esforços de algumas províncias empreendedoras que nos últimos anos as coisas começaram a acontecer.
             Falhas incorrem em perigo de enfraquecer a estrutura inteira tentando "construir muros duradouros com pedras brutas e argamassa fraca.”.
             Além disso, não é apenas uma questão de ensinar os novos membros sobre as cerimônias, mas imbuí lós com o espírito da Maçonaria para que eles possam acreditar, e compreender seus propósitos e ideais.
             Não é apenas o candidato que lucra com a tutoria. A Loja em si é reforçada por ter novos membros que, desde o início, podem tomar parte em suas atividades. Por isso, é necessário responder quatro questões fundamentais:
             Podemos permitir que novos Irmãos passassem através dos três graus desinformados e sem instrução?
             Deixamos de incentivar itens especiais nas reuniões da Loja para educar os Irmãos que frequentam regularmente?
             A Loja permitiu que os oficiais despreparados viessem a presidir a cadeira do Mestre?

             Falhamos em reconhecer que as qualificações de liderança são inatingíveis, se ignorarmos a necessidade vital de se tornar maçonicamente educado?
             Se as respostas acima são 'Sim', então a Loja precisa de um programa de tutoria. Após recepção de um pedido de ingresso, o Mestre deve nomear uma pequena comissão e um deles continuará como o mentor. Eles se encontram com o candidato e sua família em sua casa e respondem quaisquer perguntas.
             Ao ser proposto e aprovado, o mentor da Loja apresenta um termo como parte de uma equipe de educação da Loja, ou o mentor pode trabalhar sozinho e aprovar o programa. A Loja, em seguida, envia ao candidato uma carta de congratulações, incluindo a literatura relevante.
             O mentor entrará em contato com o candidato e ira aconselhá-lo para que se programe de acordo com o calendário do seu Grau e convidar o candidato e sua mulher a qualquer Loja aberta, ou funções sociais.
             O mentor vai manter contato durante o progresso do candidato através dos graus e vai ajudá-lo a preparar-se para cada fase, descobrir se o candidato tem amigos maçons ou associados que gostariam de participar das várias cerimônias. Acima de tudo, o mentor fará a que o novo Irmão tenha a sensação que se tornou parte da família maçônica.
             O novo Maçom precisa conhecer e compreender os seus deveres como Mestre Maçom e quais são seus direitos e privilégios. Ele precisa de informações sobre as tradições e do trabalho da Maçonaria como um todo. Um devidamente educado, orientado e investido novo Maçom é um membro ativo de sua Loja.
             O programa de tutoria é o primeiro passo para a retenção e expansão de membros da Loja. Combinado com um programa de educação maçônica cuidadosamente estruturada, que fornece um sistema coerente do ensino maçônico e retenção de membros.
Uma tradução livre de
Raymond Hollins
MQ Magazine
ISSUE 11, October 2004