terça-feira, 20 de maio de 2014

Distrito brasileiro da Grande Loja Unida da Inglaterra

Distrito América do Sul Divisão Norte da Grande Loja Unida da Inglaterra realizou sua reunião anual neste ultimo sábado, dia 17 de maio de 2014, no templo em Botafogo no Rio de Janeiro/RJ.
Anualmente o Distrito se reúne para dar posse aos novos Grandes Oficiais e promover Irmãos no Grande Ranque, a maior parte dos oficias foi mantida.
O District Grand Lodge of South America Northern Division tem como Grão Mestre Distrital o RW Bro Colin Foster, como Grão Mestre Distrital Adjunto o W Bro John Collakis e como Grão Mestre Distrital Assistente o W Bro Ivan Clark.
A novidade desse ano foi à gravação de um vídeo sobre as atividades da maçonaria inglesa no Brasil, idealizado pelo Grão Mestre Distrital Colin V. Foster e que será distribuído no Brasil e Inglaterra. O vídeo abordará a maçonaria inglesa, a maçonaria brasileira, a maçonaria inglesa no Brasil, além de outros assuntos relacionados.
O Grande Oriente do Brasil sempre pautou o seu relacionamento internacional pelas normas estabelecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra, com a qual mantem estreito relacionamento desde o século passado.
Sendo a primeira obediência maçônica a ser criada na América Latina, o Grande Oriente do Brasil obteve reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra em 17 de março de 1880, num trabalho desenvolvido pelo almirante Arthur Silveira da Motta, Barão de Jaceguai, este reconhecimento foi ratificado em 21 de dezembro de 1912, quando uma missão chefiada pelo eminente Irmão Lord Athlumney, ex-Grande Vigilante da GLUI, esteve em visita ao Brasil.
Em 5 de maio de 1935 o Grande Oriente do Brasil e a Grande Loja Unida da Inglaterra firmaram um novo tratado de amizade que vigora até hoje e pelo qual foi autorizado o funcionamento em território brasileiro do Distrito da América do Sul - Divisão Norte da Grande Loja Unida da Inglaterra, com dez Lojas Simbólicas, das quais oito trabalham em idioma inglês e em português a Loja Duke of Clarence, No 5558, no Rio de Janeiro/RJ e a Loja "Campos Salles" No 5565, de São Paulo/SP.
A presença da maçonaria inglesa no Brasil é agora relatada no livro "A maçonaria inglesa no Brasil" da editora Madras e foi escrito pelo Irmão Plinio V. Genz, que é Grande Oficial do Distrito e da Grande Loja Unida da Inglaterra.
Estiveram presentes delegações do GOB, da Grande Loja do Paraguai, e da Grande Loja do Rio de Janeiro, pelo GOB estavam presentes o GM Estadual de São Paulo Irmão Mario Sergio Nunes da Costa Marinho, o Grão Mestre Adjunto do Mato Grosso do Sul o Irmão Luiz Adive Palmeira e o Secretário Estadual do Ceara Irmão Roberto Araújo, pela Grande Loja Simbólica do Paraguai o Grande Orador Irmão José F. Zacur e pela Grande Loja do Rio de Janeiro o Irmão José Ricardo Salgueiro de Castro.
Um momento importante da relação maçônica entre Brasil e Inglaterra foi que os Irmãos Mario Sergio Nunes da Costa Marinho e Luiz Adive Palmeira foram apontados como Past Deputy District Grand Master (Grão Mestre Distrital Adjunto de Honra) e Past Assistent District Grand Master (Grão Mestre Distrital Assistente de Honra) respectivamente no grande ranque do Distrito, pelo trabalho realizado em prol da maçonaria inglesa no Brasil, estreitando desse modo os laços fraternais que unem o Grande Oriente do Brasil e a Grande Loja Unida da Inglaterra.